Mensagens

Estão cumprindo com seu compromisso?

Quem nunca errou, quem nunca fez um julgamento equivocado, disse algo baseado em enganos perceptivos, posicionou-se afrontosamente quando deveria ter contornado o que estava a enfrentar? Quem assim agiu tenha a humildade de reconhecer sua incapacidade para ser juiz de atitudes alheias e admita seus equívocos avaliativos, não sendo o que atira a primeira pedra.

Todos os que estão neste planeta estão em aprendizado e em expiação de enganos e procedimentos mal sucedidos de vivências anteriores, portanto, estão tendo praticamente os mesmos desafios e enfrentando idênticas lições – ainda que com mestres diferentes. Há os que se empenham e estudam o que a vida – em suas infindáveis manifestações vai apresentando – e há os que vão postergando o estudo para amanhã, como se pudessem ter a certeza de que o aprendizado estará disponível num incerto porvir.

Deveriam ficar atentos quanto ao tempo que estão desperdiçando, ao levar de forma pouco responsável os preceitos que lhes chegam e que desafiam seu envolvimento no entender e aplicar. Quantos conseguirão ser aprovados na avaliação final? Quantos irão se arrepender de não ter “estudado” mais e de modo mais constante?

O Mestre Maior é generoso, protetor e compreensível, mas não pode permitir através de um “fechar de olhos” que seus alunos/filhos procedam em desacordo com tudo que Ele acolheu como vontade de cada um, antes de aqui chegarem. Vocês aceitaram o currículo proposto, comprometendo-se no empenho atento e profícuo de tudo que lhes fosse oportunizado, porém constata-se que não estão correspondendo ao compromisso assumido.

Alguns cometem um ou outro deslize, outros respondem sempre do mesmo modo, de forma rígida como se sua visão de fatos e pessoas fosse a única a ser validada e assim vão aprofundando cada vez mais o que já vem assinalado em sua história pessoal.

Permanecem repetindo as respostas erradas às perguntas que voltaram a ser feitas. Estão sendo menos julgadores? Estão conectados às experiências positivas anteriores, através de seus mentores, quando precisam se posicionar? Estão revisando a matéria apresentada, antes de responder ou dizem o que primeiro lhes vêm à cabeça, sem muita análise?

Reconheçam para si mesmos, o quanto estão deixando a desejar em seu empenho de aprender e evoluir. Admitam que muitas vezes agem com precipitação ou displicência no que diz respeito a atitudes responsáveis e fraternas. Querem avançar na escala evolutiva, mas muitas vezes estão mais preocupados em ser reconhecidos em seu fazer do que em manter-se como anônimos participantes nas muitas atividades/aprendizados que vão surgindo.

Lembrem – sempre – que toda situação apresenta uma possibilidade de aprender algo novo e – se não estão percebendo – é porque não estão devidamente atentos ao que lhes ocorre.

Não esqueçam, também, que o tempo é infinito para o espírito, mas não o é para a matéria. Não deixem para ser surpreendidos pelo arrependimento na hora derradeira.

Um abraço fraterno com vibrações de equilíbrio e sensatez.

Álvaro

Recebida pela Magali em 21.10.2009

Avaliação: Clovis