Mensagens

Aos aprendizes do servir amando

Por mais escolhidas e adequadas sejam as palavras usadas, elas sempre representam o pensamento de quem as pronuncia, portanto, nada soluciona expressarem-se de modo impensado, abrupto, levados por emoções de momento e, posteriormente, apresentarem um pedido de desculpas.

Aqueles que ouviram as palavras fortes, se sentem magoados e ressentidos por períodos que dependem de suas condições evolutivas, portanto, um dizer irônico, agressivo, contundente, pode fazer com que aquele que o escutou fiquei longo tempo sem condições de aceitar qualquer tipo de escusas.

Quando tais situações ocorrem, o distanciamento se estabelece e parceiros de jornada ficam afastados desnecessariamente, visto que precisam um do apoio do outro.

As falhas comunicativas fazem parte da condição humana, entretanto, não precisariam ser tão frequentes e dolorosas se aprendessem a ouvir, analisar e, depois, responder ou não ao que lhe foi expresso.

Muitas vezes o silêncio, frente a palavras carregadas de acusações ou agressividade excessiva, é a melhor conduta a ser adotada, por parte do ouvinte e, também válido para o que costuma ter rompantes emocionais.

A sabedoria do ato de silenciar se aplica a todos os contatos, sejam familiares, sociais ou profissionais.

Quem se comunica com respeito, precisão e afeto não tem com que se preocupar, quanto ao efeito de seu dizer.

Quem se expressa acreditando que tem, sempre, o direito de falar o que pensa e sente, sem uma análise prévia do que comunica, expõe-se ao arrependimento e ao afastamento de companheiros importantes, pelo afeto de que são depositários.

Quando muitos de vocês estão retornando às suas tarefas na Casa de Aura Celeste, queremos lembrar-lhes que os reencontros serão saudáveis e agradáveis, na medida em que souberem ouvir os relatos dos outros, sem críticas e julgamentos que possam provocar comunicações danosas.

Quem retorna de um período de refazimento, que passou por boas ou sofridas experiências neste distanciar-se da Casa, que não obteve o sossego e o reforço energético que ansiava e que enfrentou perdas e teve que tomar decisões significativas, estará fragilizado, carregando seus desconfortos e, alguns, ansiando compartilhá-los com seus parceiros de jornada, portanto, é importante que escutem, acolham e não digam nada que venha a gerar mais desconforto, inquietação e aumentar mágoas já existentes.

Saibam ouvir com o carinho do silêncio respeitoso, pelo momento do outro, não cobrando atitudes que poderiam ter sido tomadas ou questionando a validade das que o foram.

Todos vocês vivenciam momentos em que são comunicadores ou ouvintes, portanto, adotem posturas fraternas e de respeito para com o outro, seja ele quem for.

Esperamos que nossas palavras possam atingir o âmago de suas almas e reflitam em um pensar e agir de acordo com quem se faz aprendiz no processo do Servir Amando.

Silenciosas vibrações de amor, alegria e paz.

Anabando

Recebida pela Magali em 29/02/2012

Revisão: Clovis